terça-feira, 25 de agosto de 2009

Diário do Povo -Xexéu, 23 de agosto de 2009

Jornal produzido pelos alunos Izabelle Dias, Renata Paz, Márcia Pereira, Renata Maria, Avylla Franciely, Edjane de Lima, Maria Geovane da Silva, Edineide Maria da Silva, Allef Paz Neto, Adriana Cândido e Rener Vidal. O texto foi escrito durante a oficina de introdução ao jornalismo, ministrada por Margarida Azevedo na Caravana de Luz Cultural. Xexéu, 21 a 23 de agosto de 2009

Moradores avaliam situação de Xexéu

Na cidade de Xexéu foram feitas entrevistas com vários moradores que opinaram sobre educação, saúde, gestão municipal e esportes. Houve críticas e elogios.

Na saúde, sobre o Hospital Marcos Antônio Gonçalves, localizado no bairro da Boa Vista, a cabeleireira Maria Aparecida da Silva, 44 anos, comentou que “precisa melhorar o atendimento”. Já Maria José de Lira disse que está bom e que as enfermeiras são competentes.

Para o motorista Reginaldo Gonçalves de Lima Júnior faltam condições para as mulheres grávidas terem seus filhos no hospital. A população reclamou sobre a falta de remédios e que quando precisa de atendimento tem que ir para Palmares. A enfermeira-chefe do hospital, Priscila Oliveira, 28 anos, disse que “atendemos com o que temos, não tendo tentamos resolver”.

Na educação, a professora Maria José de Oliveira contou que não faltam docentes no Colégio Maria dos Anjos. “Os pais deveriam ter mais compromisso com seus filhos. Eles deixam a responsabilidade de educar toda para nós educadores”, ressaltou Maria José, que ensina todas as matérias para a segunda série.

Jéssika Vidal tem 20 anos, é estudante e está cursando técnico em enfermagem. “A educação em Xexéu não está tão boa. Os professores deveriam ser mais capacitados. Eles poderiam ter mais oportunidades de se profissionalizar”, disse.

A área de esportes precisa de mais investimentos na avaliação dos moradores. O vigilante René Francisco, 43 anos, acha que até o momento não foi feito nada para melhorar os esportes. “Precisamos de parcerias com os programas do governo estadual para evitar que os jovens trilhem caminhos como alcoolismo, drogas e prostituição”, afirmou. Para o policial militar Valdecir, que tem 46 anos, os esportes em Xexéu estão ajudando no desenvolvimento dos jovens. Ele praticava atletismo, um esporte fácil e de baixo custo.

Sobre a administração municipal, os entrevistados fizeram críticas. A comerciante Edilene Maria da Silva, 25 anos, disse que faltam limpeza e segurança na praça onde ela trabalha, no Centro. “Deveria haver mais empregos também”, destacou. O bancário Paulo Santos Rodrigues, 55 anos, acha que a educação necessita de mais investimentos.

O assessor do prefeito José Maurício da Silva, 50 anos, também diretor tributário municipal e suplente de vereador, deu nota 6 para a atual gestão. “Mesmo sendo assessor do prefeito não posso ir contra os fatos. Mas a cidade está começando a melhorar na educação, na saúde. No começo o prefeito estava afastado do povo, agora não”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário